‎"O dia em que pararmos de nos preocupar com Consciência Negra, Amarela ou Branca e nos preocuparmos com Consciência Humana, o racismo desaparece." (Morgan Freeman)

38 comentários:

  1. Concordo plenamente! Todos tem os mesmos direitos!

    Nadyma Cavalcante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se as pessoas continuarem revivendo essas juras de sangue passadas o racismo nunca morrerá.

      Excluir
  2. "É preciso sim nos preocuparmos com Consciência Negra.
    O Dia da Consciência surgiu para lembrarmos quem foi Zumbi dos Palmares, o único lider Negro nacional que temos, para refletirmos como a africanização influencia a nossa brasilidade além sim, de questionar o porque ainda nos dias de hoje frases como essas são ditas.
    Muitos lembram os judeus que foram mortos no holocausto, muitos lembram a imigração japonesa, muitos lembram o dia do índio entre outros e muitos comemoram os seus líderes, portanto ,voces que não gostam desse dia, devemos sim comemorarmos o Dia da Consciência Negra, que nada mais é do que conquistas realizadas por nós Negros. Pensem nisso." (Auro Mendes Ferreira)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não vejo nada além de distanciar as raças, e competições! isso sim distância e cria conflitos! Pq não há então o dia da consciência Branca! Tem muitos brancos que fizeram grandes coisas como Oscar Schindler! Vivemos em um mundo globalizado, todos tem oportunidades! isso é quererem serem aceitos em uma sociedade, em que já são aceitos! claro que no passado os negros sofreram e muito, mas não é a atualidade do nosso páis.

      Excluir
    2. Lembrar quem foi Zumbi dos Palamares ? Você ao menos já leu sobre a história dele ou só repete o que o MEC ensina. Zumbi, antes de chegar no Brasil, era um príncipe africano que - vejam só vocês - tinha escravos negros. Chegou ao Brasil como escravo, fugiu para o Quilombo dos Palmares, ascendeu ao posto de líder após tramar a morte de seu tio Ganga Zumba. Como líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi roubou, sequestrou, estuprou e também tinha escravos, muitos deles que não queriam fugir. Quando um escravo não queria fugir, muitas vezes os quilombolas o sequestrava e ele chegava ao quilombo como escravo. Só eram aceitos como livres aqueles negros que conseguiam fugir. Essa é uma parte da história do seu herói. Não um herói para os negros. Jamais, como negro, eu teria um herói como Zumbi.

      Excluir
    3. É sim, vc é que tá por fora. É branco. Não sente na pele.

      Excluir
    4. Zumbi do palmares estuprava mulheres e escravisava seu proprio povo, ele que planejou a morte do tio Ganga Zumba para tomar seu lugar e ser considerado rei ate negros que fugiam dobquilombo ele os caçavam, torturava e matava, mas isso ninguem fala. " o lobo sempre sera o vilão se ouvirem so a historia da chapeuzinho

      Excluir
    5. Não vejo dia da consciência branca, amarela, ou outra, apenas racismo incentivado por pessoas que sentem-se menosprezadas e por serem da raça negra, se acham inferiores, e ficam criando racismo e culpando os brancos.
      Houve escravidão sim, foi um erro, mas eu não estava lá e não tenho culpa. Ficou no passado.
      Agora ficar pregando diferenças idiotas, isso é racismo, e eu não aceito, venha de brancos, de negros, ou de qualquer raça.

      Excluir
    6. Porra nenhuma!!! Zumbi botava pra fuder nos outros negros tb brother.
      para com esse mimimi ai. Sou negro e nunca liguei pra essa onda de vitimismo.

      Excluir
    7. cara, vc sabia q o Zumbi também escravizava outros escravos?? é esse tipo de pessoa que representa o movimento negro no Brasil?? e concordo plenamente quando dizem que o dia da consciência negra serve só para segregar ainda mais.

      Excluir
  3. Zumbi dos Palmares foi um assassino que possuía escravos, seria um Fernandinho Beira-Mar do século XVII, o dia de sua morte foi incentivado por pessoas que pensam que regimes totalitários como Cuba e o chavismo na Venezuela são exemplo de justiça social.

    ResponderExcluir
  4. Quando coloquei a frase no blog, não estava falando do "Movimento Consciência Negra" que a meu ver é legítimo e necessário na busca dos direitos humanos. Estava falando de maneira geral, e buscando a verdadeira igualdade. Aquela que não distingue cor, religião ou qualquer outro seguimento social. Estava falando de "Consciência Humana"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entendir seu conceito e isso que precisarmos de consciencia humana...

      Excluir
    2. Nem sei se Morgan Freeman falou isso de fato. Também nao dá pra saber se estas pessoas que postam contra zumbi, são realmente negras. Zumbi foi um herói. Nós criamos os heróis e ponto. No Brasil é muito importante esta data. E que jamais aja discriminação contra qualquer ser humano aqui ou em qualquer parte do planeja. Neste dias a sociedade para para refletir com uma força maior sobre o tema. É um dia extremamente importante sim.

      Excluir
  5. Com certeza pois Deus não olha a cor da pele. e sim a bondade que existe no coração..... perante a Deus somos todos iguais....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a única verdade Diego! Deus não distingue... apenas permite! Cabe a cada um independente de condição social, fazer a parte que lhe cabe..
      Obrigado e um abraço!

      Excluir
  6. Parabéns pela frase e colocação, onde concordo profundamente que devemos nos preocupar um pouco mais com a CONSCIÊNCIA HUMANA. Afinal, somos todos iguais e feitos da mesma matéria. "Do pó viemos e ao pó voltaremos". Nascemos e morreremos da mesma forma e não levaremos nada deste mundo material. É necessário reflexão para que exista mais bondade e amor entre as pessoas, é preciso CONSCIÊNCIA para existir uma verdadeira HUMANIDADE!!!

    ResponderExcluir
  7. E essa frase é mesmo do ator Morgan Freeman? Já a vi também atribuida a atriz Bruna Lombardi. É bom o próprio Ito pesquisar isso porque há muitas coisas atribuída à pessoas famosas só pra ganhar mais espaço na Net.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta frase não é de Morgan Freeman. http://www.e-farsas.com/morgan-freeman-disse-uma-frase-contra-o-dia-da-consciencia-negra.html

      Excluir
  8. ...Pessoas que têm um pensamento e sabem que por serem desconhecidas a sua frase não terá repercussão. Aí fazem uma figura, escolhem uma celebridade e postam como se fosse dela.
    E com isso a Net vai a cada dia perdendo a credibilidade. E o pior é que internautas incautos são a grande maioria e que ajudam na disseminação.

    ResponderExcluir
  9. Você pode protagonizar novelas; não precisa ser sempre o escravo, o bandido ou o empregado:
    Você pode protagonizar propagandas de lojas de departamentos e roupas da moda;
    Você pode almejar grandes empregos, grandes cargos públicos...
    Você pode andar num carrão, morar numa bela casa ou viajar para o exterior sem te estigmatizarem de pagodeiro, traficante ou jogador;
    Você pode deixar, também, seu cabelo crescer sem dizerem que está mal apresentado;
    Você pode ver e achar tão natural uma pessoa tomando posse como ministro, desembargador, governador e até mesmo presidente da república, não precisa tal fato ser comparado à chegada de um ET;
    Você pode ser o que você quiser ser, basta ter consciência de que você não é menos, ainda que tentem te incutir esta ideia difundida por séculos.
    Não critique minha aquisição de consciência se você nunca precisou tomar consciência de que você não tem que se deixar relegar, estigmatizar, se inferiorizar ou se achar indigno de direitos.
    FELIZ 20 DE NOVEMBRO, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA!!!
    BOM DIA!!!

    ResponderExcluir
  10. Nossa... tantas controversas. Afinal quem foi Zumbi: um herói ou um criminoso. Com quem está a verdade? - Concordo com o pensamento do Morgan Freeman.

    ResponderExcluir
  11. Achei que o assunto "Consciência" estava encerrado pois em outra ocasião afirmei, e continuo afirmando que na minha opinião, esta frase trata de respeito à consciência HUMANA e não desrespeito a qualquer que seja o movimento. Tenho a pele branca por consequência da mistura das raças mas, com muito orgulho sou descendente de negros como pode ser comprovado pela postagem neste Blog cujo titulo é: "Daquilo que me orgulho".

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. As pessoas antes de comentar sobre qualquer assunto deveriam ter o mínimo de conhecimento.

    Primeiro fazem apenas 128 anos que acabou oficialmente a escravidão negra no Brasil. Portanto muitos dos Brasileiros hoje são netos ou bisnetos de escravos. Até metade do século XX o homem negro nem votava. Os negros também não podiam jogar em times de futebol.
    Foi preciso muita luta para que algumas destas barreiras fossem quebradas, entre outras coisas. Ainda hoje existe muita desigualdade entre brancos e negros e esta distância, só será quebrada, com a conscientização que o negro também paga impostos e não pode ser tratado com cidadão de segunda ordem.

    Depois Zumbi não era um príncipe africano. Era brasileiro e nunca foi príncipe. Ele nasceu na Serra da Barriga, Capitania de Pernambuco, atual União dos Palmares, Alagoas, “livre”, no ano de 1655. Foi capturado com 6 anos e entregue a um missionário português e foi batizado 'Francisco'. Aprendeu português e latim, e ajudava diariamente na celebração da missa. Foi líder do quilombo de palmares durante 15 anos.

    Não exitem provas de que Zumbi possuia escravos, alguns falam sem provas. Algusn falam até em uma suposta homossexualidade, também sem provas.
    As pessoas que fazem esta afirmativa para para minimizar a luta negra, não sabem que ter escravos no passado era uma coisa normal, pois a religião católica demonizava o homem negro, que era tido quase que como um animal. A Igreja incentivava a escravidão como forma de tirar os demônios dos negros.

    Os países que diminuíram as desigualdades sociais, optaram por este caminho de forma instituída, pois a natureza humana na sua essência não permite este tipo de caminho naturalmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ito me desculpe! Fiz algumas edições para melhor compreensão do que queria falar.

      Excluir
  17. Olá Raimundo! Só respondi porque as vezes acho que alguem confunde minha posição. Sou sim a favor de negros e de movimentos classistas bem intencionados! A frase creditada ao Morgan e que adotei como minha, tem a intenção apenas de valorizar o zelo pela Consciência Humana. Fico muito feliz que vc e outros venham aqui deixar opinião! É pra isso que serve um blog e agradeço atenciosamente suas informações!

    Ilto Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei Ilto. O que me deixa triste é que o cidadão afirmou que Zumbi era africano, entre outra basbaquice. É nescessário que as pessoas se informem melhor antes de falar sobe o que não conhecem. Parabéns pelo blog.

      Excluir
    2. Sou como você artista plástico. e faço a criação pra alguns dos Blocos Afro em Salvador na Bahia, entre eles o Ilê Aiyê e o Muzenza. também j fiz criações para o Olodum, entre outros de igual importância.

      Excluir
  18. - 20 de Novembro -
    ‎"O dia em que pararmos de nos preocupar com Consciência Negra, Amarela ou Branca e nos preocuparmos com Consciência Humana, o racismo desaparece." (Morgan Freeman)
    Morgan, gosto muito do seu trabalho, mas nesse ponto eu tenho que discordar. Precisamos sim de Consciência Negra! Morgan você está equivocado. Falar de consciência humana é romantizar uma luta séria por direitos e tornar abstrato reivindicações pontuais. Falar de Consciência Negra não significa falar de um dia para o negro, como alguns pressupõem, ao contrário, diz respeito a um dia de atividade reflexiva quanto a inserção do negro na sociedade. E por que? Oras, porque ele não está incluído, se o estivesse poderíamos aí sim falar de consciência humana, e pensar o bem-estar de todos para todos, mas no mundo real o que ocorre é que uns já possuem o bem-estar e outros não. Por isso o ideal é que essa tomada não seja feita em um único dia e nem somente pelos negros, porque o dia da Consciência Negra existe por causa dos brancos, por causa da manutenção de seus privilégios herdados a partir da escravidão do povo africano. O 20 de novembro, escolhido por causa do assassinato de Zumbi dos Palmares em 1695, está ligado ao fomento de uma parada de pensamento sobre o que foi, de fato, a escravidão e ao reconhecimento das mazelas das quais sofremos consequências até hoje. Ter consciência negra é isso: pensar no foi a história DOS NEGROS. Ora, não foi toda a humanidade que foi escravizada com os requintes de crueldade ocorridos à população africana. Falar pontualmente desses eventos tem a ver com o enfrentamento das sequelas sociais vividas até os dias de hoje, tem a ver com pensar em modos de reparação, a pouco discutida política pública, e a valorização das características étnicas africanas, logo, o discurso não engloba toda a humanidade, ele é específico. E ser específico traz foco à luta, diretriz às ações coletivas e denuncia os abusos racistas ainda existentes. Dizer: esqueçamos os negros, vamos falar de toda a humanidade, de amar todo mundo, é deslegitimar anos e anos de dor e angústia causados pela segregação. Veja, isso porque não somos iguais. Não somos iguais! A humanidade tem uma dívida histórica com o continente da África, pelos mais de trezentos anos de genocídio da sua população, utilizando técnicas de alto grau de aperfeiçoamento; excesso de refinamento, calculismo e frieza, para tirar a vida de milhares de homens e mulheres negras.
    Há uma história que queremos contar e recontar. E ela está carregada da nossa identidade, luta e resistência.
    Não somos iguais, como quer nos fazer crer uma consciência branca. Esse mesmo branco que para onde olha se vê, pois ele está em todos os lugares. Nós não estamos em todos os lugares e por isso não nos veem. Tornaremos conhecido o velado. Contar nossa história, denuncia os benefícios de que gozam os brancos graças ao nosso massacre, por isso tamanho desconforto e inquietação de muitos ao falarmos de Consciência Negra.
    Mas somente dando voz à todos atores sociais de modo que expressem sua especificidade e causa, dialogamos sim, aí, com algo mais amplo como a Democracia, e assim é possível enxergar ao longe, talvez, uma eventual Igualdade.
    Andréia Akilah

    ResponderExcluir
  19. Por que você negros se preocupam tanto com feriado e tals... voces nao são menos então nao hajam como Se fossem, por mim tanto faz eu Sou Só um pensador da sociedade sem preconceito nem nada... Mas Pelo que eu vi teve ´´Negros´´ Que se ofenderam com o COmentario de outro Negro como o (Morgan Freeman)e outros negro concordaram... jah pararam Pra pensar se isso nao é coisa da cabeça de vocês ?. sim existe preconceito entrei gays, preto, e etc... mas todos conquistaram seus lugares até as mulheres... nao há porque luta Aonde Nao há Luta

    ResponderExcluir
  20. Quando Se Fala de Sociedade Existe varios Tipos... Mas Aqui por Perto E Até Mesmo Aqui... é na paz. voces Se nao gostarem tem difeito de criticar, estamos aqui para debater... claro Como Minha professora ensinou. com respeito a outra pessoa e a Opinião dela

    ResponderExcluir
  21. O Dia é da Consciência Negra.
    Vamos refletir sobre fatos não deturpações romancizadas.
    Zumbi deveria ser considerado o vilão. Nâo o herói.
    Fato 1. Nasce livre dentro do quilombola de Zambi, é educado por padres e acaba preso e revoltado.
    Zambi foi o verdadeiro herói pois lutou contra os portugueses e obteve em 1671 a liberdade para seu povo desde que submetido a coroa portuguesa.
    Este modelo foi adotado na Jamaica e outros lugares e a abolição da escravidão ocorreu nesta época.
    Zumbi sendo contra simplesmente fez seu povo escravo por mais 200 anos.
    Fato 2. O Quilombola de Palmares era um reino com reis generais e vassalos. Para todos os efeitos os negros que lá viviam eram "escravos" pois tinham que se~rvir a Zambi
    A verdadeira libertação virá pela educação.
    Devemos ter Consciência das contribuições maravilhosas da raça negra a nosso país nos aspectos culturais, afetivos ajudando a moldar nosso caráter afável.


    ResponderExcluir

Uma opinião sincera tem valor inestimável!